Receitas Da Beleza Árabe



Comprometida com a vitalidade e a saúde, toda marroquina aprende desde cedo que a fonte da beleza está na natureza. Muitas vezes, nos alimentos que compõem sua dieta. O conhecimento das plantas – as curativas, as mais perfumadas e as que têm efeito cosmético – é transmitido de geração a geração, assim como as lições sobre o mundo dos temperos. Dos balcões de especiarias que colorem de amarelo, vermelho e terracota os mercados municipais, da hortelã e do alecrim, das flores de laranjeira e das rosas, do mel e da oliva, as mulheres retiram extratos que perfumam e tratam a pele. Sabem fazer o próprio kajal e o rassoul (um exfoliante que cada mulher enriquece com ingredientes secretos). Aplicam máscaras nutritivas para o rosto e acarinham o cabelo com loções de preparo caseiro.“Sim, as marroquinas andam com o corpo todo coberto, mas são muito vaidosas”, afirma a aromaterapeuta Samia Maluf, que esteve em Marrakesh, uma cidade ao sul do Marrocos. Filha de pai libanês e mãe lituana, Samia conhece bem a cultura árabe, incluindo o islamismo, a religião predominante lá. Para o islã, como o corpo é de essência divina, os rituais de purificação são valorizados. Higiene e fé caminham juntas.


DESINTOXICAÇÃO


“As mulheres fazem muita sauna e tratamentos de desintoxicação. Toda sexta-feira, elas cumprem um ritual de limpeza e tratamento. Vi maridos que ficam em casa cuidando dos filhos para que elas possam ir ao hamman, o famoso banho de vapor”, explica Samia, que passou 28 dias no Marrocos estudando os tratamentos cosméticos locais. Os segredos de beleza que aprendeu, ela conta nas próximas páginas.A exuberância da mulher marroquina costuma ficar sob os véus e a burca, o traje preto que as cobre da cabeça aos pés. Exceto por uma parte: os olhos. Esse é o motivo principal de eles serem tão destacados pelo kajal. A maior parte da produção desse pó ainda é artesanal. Algumas receitas incluem carvão, cravo, canela e até pimenta, pois o cosmético cumpre uma função bactericida, além de embelezadora. Antigamente, pensava-se também que protegia contra os espíritos – até hoje alguns povos, como os berberes, povo originário do deserto próximo a Marrakesh, ainda aplicam kajal nos olhos dos bebês. “Em Marrakesh, algumas mulheres se pintam para dormir porque o produto deixa os olhos mais brilhantes!”, conta Samia Maluf. “A receita mais simplificada utiliza apenas carvão vegetal”, ensina a aromaterapeuta.Tritura-se o produto até ficar bem moído e depois filtrase o pó em panos finíssimos, como a delicada cambraia (semelhante à fralda de bebê), para que não sobre nenhum resíduo que machuque o olho. Coloca-se o pó em um pequeno pote com tampa. A maneira de aplicar o cosmético é curiosa: apóia-se o palito do kajal (pode ser um palito de unha arredondado na ponta e bem lixado para que não sobrem farpas) na parte inferior da pálpebra, fecha-se o olho e puxa-se o palito.


DEMAQUILANTE PARA OS OLHOS


Ingredientes• 20 g de cera de abelha• 20 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo• 100 ml de água de rosas (à venda em empórios árabes e em alguns supermercados)

Preparo Derreta a cera de abelhas em banho-maria, retire do fogo e acrescente o óleo de gérmen de trigo. Coloque na batedeira e vá adicionando aos poucos a água de rosas até a mistura tomar a consistência de um leite de limpeza. Coloque em um vidro limpo e com tampa e deixe na geladeira.



CUIDADO EXTRA PARA CÍLIOS E SOBRANCELHAS



“As marroquinas costumam pentear os cílios com óleo vegetal de amêndoas-doces para evitar infecções e enfraquecimento dos fios”, segreda Samia Maluf. Com a mesma escovinha (como a de máscara para cílios), elas tonificam os pêlos da sobrancelha com uma mistura de 1 colher (café) de óleo vegetal de amêndoasdoces e 1 colher (café) de óleo vegetal de gérmen de trigo, que contém vitamina E e protege contra queda e secura. Passe à noite, depois de retirar a maquiagem.


MÃOS SUAVES


Assim como o olhar, as mãos também são valorizadas no Marrocos. Para cuidar bem dessa parte do corpo à vista, uma vez por semana as mulheres banham as mãos entre cinco e dez minutos em azeite de oliva previamente aquecido.A receita é fácil: derreta 10 g de cera de abelha em banho-maria. Retire do fogo e jogue sobre uma mistura de 2 colheres de sopa de mel e 3 colheres de sopa de água de rosas (a venda em lojas de produtos árabes). Envolva as mãos com a mistura e deixe por alguns minutos. Lave em seguida e hidrate com algumas gotas de óleo de amendoas-doces.


ANTI-RUGAS NATURAL


Ingredientes• 10 ml de óleo de amêndoas-doces (contêm vitamina E e fortalecem os vasos sanguíneos ao redor dos olhos)• 20 g de cera de abelha (emulsificante e hidratante, à venda em lojas de produtos naturais e de artesanato)• 10 ml de óleo de gérmen de trigo (contém vitamina E)• 1 gota de óleo essencial de gerânio (ativa a circulação em volta dos olhos, minimizando os edemas)• 1 gota de óleo essencial de cipreste (contrai os vasos sanguíneos e as veias logo embaixo dessa área e é ótimo para amenizar as bolsinhas)Preparo Derreta a cera de abelha em banho-maria e misture os demais ingredientes. Guarde em um pote de vidro bem limpo e com tampa. Use sempre à noite, antes de deitar.


CABELOS DE PRINCESA


Outro truque das Arábias para equilibrar o pH do cabelo e deixá-lo sempre macio é ferver em banho-maria 30 g de alecrim seco ou fresco em 1 litro de vinagre de cidra ou maçã. “Enxágüe os cabelos com essa mistura quinzenalmente. Ela retira resíduos de creme, xampu e condicionador e mantém os fios saudáveis”, explica Samia.


HÁLITO FRESCO


Misture grãos de erva-doce e cravo e coloque-os em uma bela caixinha dentro da bolsa ou na gaveta. Mastigá-los é uma das artimanhas das marroquinas para ficar com o hálito sempre agradável.


PELE DE SEDA


Ingredientes para o exfoliante (rassoul)• 3 colheres (sopa) de argila (verde ou branca)• 3 colheres (sopa) de pétalas de rosas secas• 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas• 1 colher (café) de noz-moscada (estimulante da circulação)• 1 litro de água• 20 cravos Preparo Leve a água com os cravos para o fogo e deixe ferver por 20 minutos. Espere esfriar, coe e misture à infusão os outros ingredientes – a argila, a noz-moscada, as pétalas de rosas e a lavanda. Ingredientes para o óleo corporal• 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas-doces• 6 gotas de óleo essencial de gerânio – minimiza inchaços e hidrata profundamente• 6 gotas de óleo essencial de laranja – hidratante, também ajuda a reduzir os efeitos da TPMPreparoBasta misturar tudo.


RITUAL DO RASSOUL


Espalhe o exfoliante pelo corpo e aguarde até secar – cerca de 20 minutos. Você pode ficar deitada em colchonete ou cama revestidos de toalha. Em seguida, faça uma massagem suave com movimentos circulares dos pés em direção à virilha, no abdômen, nas nádegas, em braços e mãos. Isso remove o excesso do exfoliante. Passe o óleo corporal e descanse mais 45 minutos para que o óleo essencial penetre melhor. Depois, com o auxílio de uma bucha vegetal, repita a massagem. No fim, tome uma ducha.