Feng Shui, bons ventos sobre nossas águas

 Os livros sobre os grandes pensadores nunca venderam tanto. Multiplicam-se os cafés e as associações onde se discute o assunto, filósofos agora atendem em consultórios e uma professora-doutora de filosofia virou figura popular ao participar de um programa dominical de TV. O fenômeno aponta: a filosofia se tornou a bola da vez.

É melhor se curvar sob o vento do que se quebrar. Para descobrir a profundidade das águas, não use os dois pés.” Na China, as imagens do Vento e da Água estão presentes nos provérbios, na pintura, na poesia. Até o feng shui, a filosofia ecológica chinesa, também significa Vento e Água – palavras que ensinam como melhorar a vida.

SOBREVIVÊNCIA

A expressão feng shui surgiu de um livro do mestre Guo Po (276- 324 d.C.):“O ch’i é levado pelo vento (feng) e contido pela água (shui)”. Ou seja, a força de vida exalada pelas plantas e pela terra (ch’i) é conduzida por rios e correntes de brisa suave até ser captada e armazenada pela casa.O ar e a água puros são mais essenciais para a saúde do que os alimentos ou os remédios, pois contêm ch’i, uma força que regenera a vida.O ar puro beneficia os sistemas digestivo e nervoso, as funções intelectuais, a memória e os sentidos e cria imunidade contra as doenças. Respirar ar poluído aumenta o risco de desordens respiratórias, reprodutivas e até mesmo de câncer. Poucos sabem que 3 milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição atmosférica. Por isso, evite tudo que suje o ar de seu ambiente, como venenos contra insetos, cigarro, aromatizantes químicos e produtos de limpeza com cheiro forte. Seria ainda muito útil se os veículos usassem um filtro para as fumaças poluentes.Sempre que possível, caminhe pelos parques e viaje para lugares de ar puro, onde se possa passear a céu aberto e dormir em um quarto bem ventilado. Para melhorar o ar que você respira, plante mais árvores em sua rua, em seu prédio. Um aparelho chamado ionizador ajuda a limpar os ares da casa.Quanto à água potável, é sempre bom lembrar que ela está acabando. Então, é lei economizá-la na casa. Mas você pode abusar dela como bebida para aliviar os rins e o cansaço...

- EXPANSÃO E SAÚDE

O feng shui, a arte de unificar os opostos Vento e Água, afirma que a função dos rios (e das ruas) é transportar um bom ch’i e ativar a vida da casa, com informações positivas. Por isso, as ruas devem ser limpas, floridas e bem arborizadas. A tarefa das montanhas (ou prédios, muros e árvores), escudos contra os ventos fortes que dispersam o ch’i, é armazenar forças e criar saúde no lugar. Agora entendemos porque se sugere que a cama, o sofá e a mesa de estudo tenham sempre por trás uma parede sólida, sem janelas – a montanha. Assim, cria-se um nicho para que o ch’i nutritivo se acumule no ambiente.

- CALMA E CORAGEM

“Vento e Água são elementos presentes do início ao fim de nosso ciclo aqui, na Terra. Ao sermos concebidos, habitamos o ventre de nossas mães, o leito aquoso de suas generosas barrigas”, afirma Marilda Romero, grande amiga e mestra em feng shui do Rio Grande do Sul.“Pelos chineses, um dos primeiros órgãos a se formar são os rins (e aí a água!) e os últimos são os pulmões (agora, o ar!). Nas virtudes positivas dos pulmões, temos a coragem e a confiança. No desafio, está vencer a tristeza. Na virtude positiva dos rins está a serenidade. No desafio, o medo. Usamos a coragem para alimentar a serenidade. E assim superamos com calma nossos medos.Ao nascermos, deixamos o leito aquoso para um contato com o mundo físico através do “inspirar” o ar e a vida que nos espera. Vento e Água, de novo!“Quais são os dois elementos que fluem o tempo todo, desconhecendo as fronteiras geográficas e as políticas? Eu ouso dizer que a teia da vida, o tecido que nos conecta uns aos outros, é formado de Vento e Água. O ar que eu inspiro, você respirará amanhã. A água que vou tomar aqui, no sul, amanhã o vento leva em forma de nuvem aí para Minas, e uma chuva bem suave molhará seus jardins.”