Massagem - O Toque Das Mãos



 Há várias coisas que você pode fazer por você mesma, como caminhar na areia, cortar os cabelos, tomar uma taça de vinho branco com as amigas em uma tarde de calor, entre outras. São formas simples de aumentar sua satisfação.
 A massagem faz isso e muito mais. Funciona como uma espécie de carinho com função terapêutica, capaz de relaxar os músculos, diminuir dores, aumentar o conhecimento do próprio corpo. “Apenas o toque das mãos já é suficiente para acalmar e oferecer bem-estar”, Agora, imagine tudo isso feito com técnicas que comprovadamente harmonizam e equilibram.


Um artigo publicado em janeiro no Mayo Clinic Women’s HealthSource, da conceituada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, reafirma a eficiência desses movimentos na redução de dores, principalmente nas costas, na cabeça e as causadas por câncer e artrite. E eles não estavam falando apenas das massagens terapêuticas, mas das voltadas para relaxamento e controle do estresse. O cardápio de massagens é tão grande que até fica difícil escolher uma entre tantas delícias. Veja a seguir uma seleção de diferentes tipos, o que elas podem fazer por você e aproveite muito cada toque. De preferência, inclua algumas sessões na sua rotina para poder sentir os benefícios do mimo por mais tempo.

*** Indiana:

 A massagem indiana adota os mesmos princípios da ayurveda, a medicina tradicional indiana. “Ela trabalha com os doshas, ou seja, as diferentes personalidades formadas pela estrutura corporal, mental e emocional de cada pessoa”. Os doshas resultam da influência que cada elemento da natureza (éter, ar, fogo, água e terra) tem sobre o nosso corpo.


- COMO É: antes da massagem indiana, é sempre necessário descobrir qual é o dosha da pessoa e se ele está em desarmonia. Isso muitas vezes se faz por meio de um questionário. Não existe uma massagem única, mas variedades recomendadas individualmente. Todas envolvem movimentos ritmados de pressão sobre o corpo e o uso de óleos essenciais. Esses movimentos têm o objetivo de desobstruir os chacras, como são chamados os canais de energia na cultura indiana. Uma das principais variantes da massagem indiana é a abhyanga, geralmente feita por duas terapeutas que espalham sobre o corpo da pessoa óleos de ervas aquecidos. Outra variação é a garshana, na qual o terapeuta usa uma luva, que pode ser de seda ou outra fibra natural. Com a pele seca, é feita uma esfoliação. Depois, espalha-se óleo. E, dentro das massagens indianas, existe ainda a shantala, que é a técnica de massagear os bebês.

- PARA QUE SERVE: tratar dor de cabeça, insônia, melhorar a vitalidade sexual, a circulação, reduzir o estresse, desintoxicar o organismo.

*** Tailandesa:

 Depois do crescimento do comércio e do turismo sexual em Bangcoc, muita gente atribui à massagem tailandesa um caráter erótico. “Mas a versão tradicional foi desenvolvida nos templos budistas e transmitida de geração em geração”. “Um dos princípios era que deveria ser sempre feita com o paciente vestido.”


- COMO É: baseia-se na pressão dos dedos sobre o corpo, também levando em conta os meridianos, semelhante à técnica do shiatsu e do tui-ná. Mas a localização e o número desses meridianos na cultura tailandesa são diferentes. A massagem é feita no corpo todo, com pressões nos tecidos, alongamentos, torções e manipulação das articulações. Muitas vezes, o massageado fica deitado no chão, em uma esteira.

- PARA QUE SERVE: reduzir dores nas costas, melhorar a circulação venosa e linfática, relaxar os músculos e proporcionar uma sensação de acolhimento e bem-estar.

*** Shiatsu:

 O shiatsu é de origem japonesa, e o termo significa pressão (atsu) com os dedos (shi). A técnica tem como base a estimulação dos meridianos.Quando esses pontos de energia ficam bloqueados, surgem doenças e desequilíbrios que roubam o bem-estar e a saúde.


- COMO É: os pontos de energia e os meridianos são pressionados, geralmente com os dedos. Às vezes, a pessoa pode sentir uma ligeira dor com a pressão, mas ela vai desaparecendo no decorrer da massagem.

- PARA QUE SERVE: fortalecer o sistema imunológico, melhorar o tônus muscular, relaxar, aliviar inchaços, diminuir a dor, principalmente enxaqueca e lombar.

*** Havaiana:

 O lomilomi é a massagem tradicional havaiana, uma das que foram introduzidas mais recentemente no Brasil.Essa massagem era originalmente praticada em família e as técnicas, transmitidas de pai para filho, envolvem uma relação de afeto e atenção. Além de restabelecer o estado natural de harmonia, o objetivo da prática é também fazer com que o massageado se sinta acolhido, aliviando possíveis carências emocionais.


- COMO É: usa-se não apenas as mãos, mas também o braço e o antebraço e, algumas vezes, até joelhos, pés e pedaços de bambu, aplicados principalmente na região das costas e do pescoço. Normalmente, é acompanhada por uma música típica da região do Pacífico, que dá o ritmo à massagem.

- PARA QUE SERVE: aliviar dores musculares, cansaço, tensão, tratar problemas de estômago e proporcionar equilíbrio emocional.

*** Reflexologia:

 Bastante tradicional, a reflexologia é, na verdade, uma mistura de técnicas de várias origens. Baseia-se no princípio de que existem pontos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão ou estrutura do corpo. E, ao massagear cada um desses pontos, é possível reduzir a tensão em todo o organismo.


- COMO É: pressionam-se pontos específicos nas mãos ou nos pés que têm relação com os órgãos do corpo. Pode ser feita com a pessoa deitada ou sentada.Há também a reflexologia auricular, que é feita nas orelhas e bastante trabalhada na acupuntura.

- PARA QUE SERVE: relaxar, diminuir dores localizadas.

*** Sueca:

A massagem sueca é um dos tipos mais tradicionais desse país. No século 19, o ginasta sueco Per Henrik Ling aliou seus conhecimentos de ginástica com o que havia aprendido na China, onde viveu, para desenvolvê-la.


- COMO É: a pressão é feita sempre no sentido do fluxo sanguíneo em diferentes pontos do corpo. As técnicas de fricção ajudam a melhorar o retorno do sangue ao coração. Óleos ou talcos podem ser usados para que a mão deslize com maior facilidade. Uma das formas clássicas da modalidade é a massagem do tecido conjuntivo, ou deep tissue massage. Os dedos anular e médio são usados para fazer uma pressão profunda principalmente na coluna lombar, torácica e cervical, além de ombros e cabeça.

- PARA QUE SERVE: essa técnica é extremamente relaxante, melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse emocional e físico.

*** Chinesa:

 De origem chinesa, o tui-ná está baseado no conceito do equilíbrio entre yin e yang, as duas forças que regem o corpo, e dos 12 órgãos ligados ao mesmo número de meridianos principais. Sempre que há um desequilíbrio entre o yin e o yang — ou sempre que os meridianos estão obstruídos para o fluxo de energia — aparecem as doenças.O tui-ná tem os mesmos objetivos e utilizações que as agulhas de acupuntura, tonificando ou dispersando pontos obstruídos, visando ao equilíbrio energético do fluxo de energia.


- COMO É: a massagem é realizada com duas manobras principais. Uma delas é o deslizamento (tui), a outra é a compressão (na).

- PARA QUE SERVE: desobstruir o intestino, relaxar, reduzir o estresse, diminuir a dor e fortalecer o sistema imunológico.